Sobre o Ferry Boat Salvador
O sistema Ferry Boat nasceu de uma necessidade de integrar a Bahia de Todos os Santos. Em 1969 foi iniciada a construção do Terminal Marítimo de Bom Despacho, uma das prioridades era a construção de um quebra-mar para proteger os barcos de grandes temporais. Do outro lado da costa, simultaneamente, era construído, nas proximidades do bairro de Água de Meninos, o Terminal de São Joaquim. A obra dos dois terminais e um trecho da estrada foi encomendada pelo Governo do Estado durante a gestão do governador Luís Vianna Filho. No dia 08 de dezembro de 1970 foi inaugurado o sistema Ferry Boat.
A travessia Marítima Salvador/Itaparica, é uma linha de transporte hidroviário no Brasil que atravessa a Baía de Todos os Santos para ligar a ilha de Itaparica a Salvador. Os dois terminais da travessia são o São Joaquim, no município de Salvador e o de Bom Despacho, no município de Itaparica. A travessia é realizada por ferry-boats. Devido a uma concessão pública, o sistema é operado pela Internacional Travessias Salvador, empresa subsidiária baiana da maranhense Internacional Marítima.
A implantação do sistema Ferry Boat deu um impulso ao turismo com a entrada em operação de duas embarcações construídas em um estaleiro de Porto Alegre. A primeira foi denominada Agenor Gordilho, em homenagem ao empreendedor da Fábrica de Tecidos São Benedito de Itaparica, e a segunda, com o nome de Juracy Magalhães, em homenagem ao ex-interventor e governador.
A empresa TWB Bahia assumiu a concessão do sistema Ferry Boat em 2006. Em 2012 foi afastada e sofreu intervenção devido à má qualidade do serviço prestado. Daí a Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), passou a operação do sistema por meio de licitação emergencial, de caráter temporário, a Internacional Marítima, empresa maranhense operadora da Travessia São Luís – Alcântara.